Kallisté  Turismo  -   operando o turismo pelo Paraná!

“Convivendo e degustando a Cultura Interiorana”

Passeios Vale do Iguaçu – Corredor Chopim

Região:    Sudoeste

Esta região do Paraná também exibe uma grande riqueza de belezas naturais dos campos verde e amarelo da agricultura e pecuária; das florestas nativas de pinheiros araucária e marcante a presença do Rio Iguaçu com usinas hidroelétricas, praias artificiais de água doce e inicio do Parque Nacional do Iguaçu.

 

As cidades foram colonizadas predominantemente por migrantes gaúchos e catarinenses, descendentes de italianos, alemães e ouros. Migraram em busca de novas terras trazendo na bagagem a religião, a cultura, usos e costumes visíveis na gastronomia, nas festas típicas e quermesses, danças, músicas e muita alegria.

Na região do Sudoeste, as cidades com excelente infra estrutura, indústrias e comércio, serviços, parques tecnológicos, câmpus universitários,  segmentos turísticos de lazer e cultura / turismo religioso / gastronomia / rural > produtos da agroindústria famíliar / negócios e eventos / náutico / aventura e ecoturismo. Grandes eventos como Feiras Agropecuárias, Festas típicas como: do Leitão Dessossado / Festa do Queijo e Vinho, Festas de Natal / Reveillon e Carnaval, entre outras.

Águas termais!  uma das melhores do Brasil, com propriedades minerais e medicinais, poder  relaxante e cicatrizante e uma fonte de energia e rejuvenescimento.

LOGO Kallisté Colorida Original - nova .

Cidades do Circuito:  Dois Vizinhos / Vere / Cruzeiro do Iguaçu / Boa Esperança do Iguaçu

                                        Atividades 

> Contemplação de magníficas paisagens dos pinheirais, diversas     

    tonalidade do verde e amarelo da agricultura e da pecuária.

> Vivência interiorana, qualidade de vida, natureza e ruralidade.

       Lazer:

  • Resort Águas do Vere Termas  -  águas termais.

  • Praias artificiais de água doce.

  • Esportes e passeios náuticos, pelo alagados de águas represadas dos Rios Chopim e Iguaçu.

  • Eventos: Feiras Agropecuárias / Festas Natalinas / Festas Típicas – temáticas e quermesses

  • Compras de produtos da agroindústria familiar (vinhos, cachaças, doces, conservas, queijos, embutidos, erva-mate, cuias de chimarrão etc )  e artesanatos.

                         Atrativos turísticos

> Cultura predominante Alemã e Italiana,

   da migração gaúcha e catarinense.

> Tesouros da Ruralidade

> Riquezas das Águas Doces e Águas Termais.

>Produção da Agroindústria Familiar.

Dois Vizinhos

  • Capital Nacional do Frango

  • Cidade Universitária

  • Uma das 15 melhores cidades para se viver no Paraná.

Origem do nome da cidade: o nome “Dois Vizinhos” origina-se do fato de dois caboclos vizinhos, pai e filho, residirem na década de 1930 às margens do que se conhece hoje por “Rio Dois Vizinhos”, parada obrigatória de tropeiros e caçadores.

Na década de 1940, catarinenses e gaúchos, descendentes de alemães, italianos e outros foram os primeiros moradores, fundando a colônia de Dois Vizinhos que recebeu este nome em homenagem ao rio que passa nas proximidades da atual sede do município.

Economia

O município possui o maior complexo agroindustrial alimentício da América Latina, responsável pelo abate diário de 660 mil aves, razão para Dois Vizinhos ser considerada a Capital Nacional do Frango. Sede também da 2ª maior empresa brasileira de ovos férteis, fornecendo mensalmente 35 milhões de unidades, inclusive para o Instituto Butantan produzir a Butanvac, primeira vacina 100% nacional.   

Outras áreas do agronegócio que movimentam a economia são a bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, suinocultura, e a produção de grãos que é uma vocação natural do município. As indústrias metal-mecânicas instaladas também levam o nome do município para todo o Brasil e para o exterior, apresentando produtos de alta qualidade. No ramo de vestuário se destaca a fabricação do jeans, com a exportação de diversas marcas para outros estados.

Parque Tecnológico

O município também é considerado um polo no desenvolvimento de softwares, ação que ganhou mais força através da Lei Estadual do Incentivo Tecnológico, que beneficia Dois Vizinhos e a SUDOTEC – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná, com cede na cidade.

Cidade Universitária

O desenvolvimento da agroindústria contribuiu para a criação do Campus Universitário de Dois vizinhos, abrigando universidades públicas e particulares de graduação, pós-graduação e especializações. A sede local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná é o maior campus em área territorial da UTFPR, com cerca de 190 hectares e recebe alunos de diversos estados do Brasil.

Festas populares e Gastronomia

O duovizinhense adora receber turistas e promover eventos. Possui um belíssimo parque de exposições, parada obrigatória para ver de perto onde acontece um dos melhores Carnavais do Paraná, a Festa Nacional do Frango, Festa do Porco a Dois Vizinhos e a Expovizinhos que recebe quase 100 mil visitantes por edição. Além disso, a tradição religiosa dos pioneiros está espelhada na arquitetura de suas igrejas e nas marcantes quermesses anuais. Além disso, vários restaurantes da cidade oferecem o “Frango a Dois Vizinhos”, prato típico local.

Veja o que tem para conhecer em Dois Vizinhos !

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Terra  das  Águas  Termais

1-Águas do Verê Termas.jpg

                                                                Verê  

A palavra Verê é um adverbio e significa “sempre, eternamente, constantemente...”.

Conhecida pelas Água Termais, afinal, são poucos os municípios que têm em seu território fonte de água mineral e medicinal.

As águas termais são um tipo particular de água subterrânea enriquecidas pelos minerais contidos nas rochas e que emergem à superfície sob a forma de fontes com altas temperaturas que podem variar de 35 graus a 54 graus, exercendo  funções terapêuticas e relaxantes para o organismo, resultando em benefícios para a saúde.

Resort Águas do Verê Termas. O município tem o melhor e maior complexo turístico do Sudoeste, e está localizado às margens do Rio Chopim, um dos mais bonitos rios do Paraná.

Para quem gosta de natureza e vida rural, na cidade encontram-se produtos coloniais orgânicos e agroecológicos, laticínios, vinícolas e artesanatos.

Boa Esperança do Iguaçu

O município de Boa Esperança do Iguaçu emancipou-se em 26/04/l990, sendo oficializado em 01/01/1993 com a posse do primeiro prefeito.  Um dos mais novos municípios do Paraná.

Boa Esperança do Iguaçu é banhado pelo Rio Iguaçu. Na década de 1990 iniciou-se estudos e negociações com proprietários de terras para a construção de uma Usina Hidrelétrica. Houve alagamentos em várias propriedades rurais, com águas represadas do Rio Iguaçu, formando o Lago da Usina Hidrelétrica Governador José Richa.

Economia do município está baseado na agropecuária, piscicultura e produtor de queijos para exportação.

No turismo, as paisagens naturais, uma das mais lindas da região, tem estimulado seus moradores a  investir na infraestrutura, na gastronomia e hospitalidade.  

O turista encontra várias modalidades de passeios panorâmicos em suas estradas rurais, em meio a paisagens, morros, rios e lagos, lazer nas praias de águas doces, pratica de esportes náuticos no lago das águas represadas do Rio Iguaçu, ecoturismo e turismo de aventura.

Imagens dos atrativos de Boa Esperança do Iguaçu

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
foto Dalmir _Por Sol Cruzeiro Iguaçu.jpg

Por do Sol, nas praias de águas doces

Foto Dalmir Moreira_Por Sol Cruzeiro do

 Praias  Artificiais de Águas Doces

Cruzeiro  do Iguaçu

O município de Cruzeiro do Iguaçu está situado no Sudoeste do Estado do Paraná.

É um dos municípios da região, contemplado com a construção da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias.

Com o término da barragem da usina, as comportas foram fechadas e as águas do Rio Iguaçu tornaram-se um grande lago que se originaram as praias artificiais de “águas doces”.

Atrativo turístico que está contribuindo fortemente na economia local com o  “Turismo de lazer, cultural, ecoturismo e turismo de aventura”.

Local de belezas naturais com um ar puro para respirar e muita tranquilidade, vivencia-se momentos  saudáveis longe dos grandes centros urbanos, além do conforto como: estradas asfaltadas e bem preservadas, área de lazer com infraestrutura para realização de eventos, grande espaço físico para camping (bem equipado com luz, água, banheiros); estacionamentos, restaurantes – quiosques com várias opções de gastronomia, como pratos à base de peixes, lanches, bebidas, etc.;  piscinas e tobogã, área de bosque com churrasqueiras, etc. Também dispões de serviços de guarda-vidas e polícia militar com residência local, para efetuar o policiamento às margens do lago do Salto Caxias.

No entorno do lago, grandes condomínios com casas de veraneio.

O lago propicia a pratica de vários esportes náuticos, para todas as idades. Barco de passeio com duração de 01 hora ou mais.

Paisagens deslumbrantes da vegetação verde e águas tranquilas, despertam no visitante para fotos e selfies... reproduzindo belos quadros artísticos!

Temporada de calor – meses de outubro a março, vários eventos são marcados com grande público.

Informações  Técnicas

Distancia de Curitiba a Dois Vizinhos – 470 km

Como chegar

  É possível chegar ao município pela rodovia PR-281.

  Aeroporto na cidade de Pato Branco a 80 km.

Hospedagem em Dois Vizinhos

- Tem muitos hotéis de diferentes padrões e tarifas.

Gastronomia

- A cidade oferece diversas opções de restaurantes:

  churrascarias/ restaurante de comida japonesa e natural/ 

  lanchonetes / cafeterias e confeitarias/ bares/ choperias.

  

Turismo cultural e rural, ecoturismo e aventura.

- Roteiros integrados entre os 04 municípios, city tour panorâmico e com visitas internas,

  praias artificiais - água doce, passeios de barco pelos lagos, pratica de esportes náuticos, 

  observação de aves - fauna e flora, compras da agroindústria familiar e roupas de jeans

  (grande polo têxtil de confecções), passeios panorâmicos (de veículo) pelos lagos e 

  usinas hidrelétricas, gastronomia variada e café colonial.

  Eventos: Feiras agropecuárias, Festas típicas, temáticas e quermesses.

 

Atrativos para público: 

- de negócios / famílias / melhor idade /jovens / religiosos / motociclistas / jipeiros /

  caminhantes na natureza/ apreciadores do ecoturismo e turismo de aventura.

- de escolas > turismo pedagógico.

- Corporativo: visitas técnicas nas indústrias / universidades, eventos e outros.